ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Zip drive


O zip drive [zip dráiv] é um sistema de disco removível de média capacidade, introduzido pela Iomega em 1994.

O zip drive foi baseado no sistema Bernoulli Box da própria Iomega; em ambos os sistemas, um jogo de cabeças de read/write é montado em atuadores lineares flutuando em cima de um disquete girando rapidamente montado em um cartucho robusto. O zip drive usa mídias menores (aproximadamente o tamanho de um disquete de 3,5 polegadas, em lugar dos discos de tamanho compacto das mídias Bernoulli).

Isto resultou em um disco que tem tudo da conveniência do disquete de 3,5 polegadas, mas armazena muito mais dados, com desempenho que é muito mais rápido que um floppy drive (entretanto, não diretamente competitivo com discos rígidos). O zip drive original teve uma taxa de transferência de dados de cerca de 1 megabytes por segundo e um tempo de busca de 28 milissegundos em média, comparado aos 500 kilobits por segundo de taxa de transferência de um disquete de 1,4 megabytes e várias centenas de milissegundos de tempo de busca.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Zip drive

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Retro Tech Look-Back: Iomega Zip Drive


Iomega Zip Drive & Tools (1994) - Time Travel


Weekend Project: New Life For Old Zip Drives








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)