ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Zezinho


O Zezinho é considerado o primeiro computador brasileiro, totalmente projetado e construído no país.

Foi projetado e construído no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, resultado de trabalho de graduação de quatro formandos da turma de 1961 - Alfred Volkmer, András Gyorgy Vásárhelyi, Fernando Vieira de Souza e José Ellis Ripper Filho - orientados pelo Prof. Tien Wei Chu e seguidos de perto pelo Prof. Darcy Domingues Novo, sob a supervisão do chefe da Divisão de Eletrônica, Prof. Dr. Richard Robert Wallauschek. Além deles, colaboraram com o grupo os funcionários do ITA Moisés de Oliveira Garcia, Vicente Miranda e a Dra. Cláudia Juigné.

O Zezinho tinha 8 posições de memória de 8 bits. Cada bit era implementado por um circuito biestável. Havia acesso a cada bit de cada posição por meio de um painel, uma placa de baquelite com 2 pontos de solda para cada bit. Cada par de pontos estava ligada a um biestável: um ponto à base de um dos transistores, o outro à base do outro transistor. Para alterar o estado de um bit, bastava encostar em um ponto de solda daquela placa uma "caneta" com ponta de metal, aterrada. Para cada bit havia no painel uma lampadinha, acionada por um dos transistores do biestável correspondente; quando ela estava acesa, por definição o bit estava com o valor "1", se apagada, "0". Havia pouquíssimas instruções, entre elas uma soma. Combinando-se várias somas podia-se fazer uma multiplicação.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Zezinho

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

2013 Padre Zezinho SCJ Grandes Sucessos Coletânea


2004 Padre Zezinho SCJ 12 Éxitos de ayer por siempre


CD Zezinho Barros AS MELHORES TODAS AS FAIXAS








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)