ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Zenão de Eléia


Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Setembro de 2011.

Zenão de EleiaPré-socráticosNome completoΖήνωνEscola/Tradição:Escola eleataData de nascimento:ca. 490 a.C.Local:EleiaData de falecimentoca. 430 a.C. (60 anos)Trabalhos notáveisConsiderado por Aristóteles como o criador da DialéticaInfluenciado por:Parmênides de EleiaZenão de Eleia, (em grego antigo: Ζήνων ὁ Ἐλεάτης; cerca de 490/485 a.C.?--430 a.C.?) foi um filósofo pré-socrático da escola eleática que nasceu em Eleia, hoje Vélia, Itália. Discípulo de Parmênides de Eleia, defendeu de modo apaixonado a filosofia do mestre. Seu método consistia na elaboração de paradoxos. Deste modo, não pretendia refutar diretamente as teses que combatia mas sim mostrar os absurdos daquelas teses (e, portanto, sua falsidade). Acredita-se que Zenão tenha criado cerca de quarenta destes paradoxos, todos contra a multiplicidade, a divisibilidade e o movimento (que nada mais são que ilusões, segundo a escola eleática). A citação padronizada usa DK29 para Zenão.

Ao contrário de Heráclito de Éfeso, Zenão exerceu atividade política. Consta que teria participado de uma conspiração contra o tirano local, sendo preso e torturado até a morte. Considerado por Aristóteles como o criador da dialética.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Zenão de Eléia

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS: PITÁGORAS, ZENÃO DE ELÉIA, DEMÓCRITO E EMPÉDOCLES


paradoxo de zenão


Filosofia01 Aula016 Zenão








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)