ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


You da One


"You Da One" é uma canção da cantora barbadense Rihanna, gravada para o seu sexto álbum de estúdio Talk That Talk. Foi composta pela própria com o auxílio de Ester Dean, Lukasz Gottwald, John Hill e Henry Walter, com a produção a cargo de Dr. Luke e Cirkut. A sua gravação decorreu em 2011 nos Westlake Recording Studios em Los Angeles, na Califórnia, e no quarto n.º 538 do hotel Sofitel, em Paris. Musicalmente, deriva de origens estilísticas do dubstep, reggae, dancehall e pop, infundindo o som eletrónico com uma mistura de sintetizadores. A sua sonoridade é composta através dos vocais, juntando ainda guitarra e piano. Liricamente, o tema mostra o ponto de vista de uma mulher sobre uma relação estável e confortável, analisando diversas formas de se apaixonar pelo parceiro.

A sua estreia ocorreu a 11 de novembro de 2011 nas rádios norte-americanas, e três dias depois foi disponibilizada para descarga digital na iTunes Store de vários países, como Austrália, Brasil, Estados Unidos e Portugal. Através da Def Jam Recordings, foi enviada para as áreas radiofónicas mainstream e rhythmic a 29 do mesmo mês, servindo como segundo single do disco. A música foi comercializada em CD single na Europa, nomeadamente na Alemanha, em dezembro de 2011 e para finalizar foi ainda lançado um extended play com várias remisturas a partir da original. A receção por parte da crítica sobre música foi positiva, em que grande parte ficou agradada pelo tom caribenho, comparando-a a "Whats My Name?" e "Man Down", do disco antecessor Loud. O seu desempenho comercial foi moderado, conseguindo chegar à liderança da Dance/Club Play Songs e décimo quarto lugar da Billboard Hot 100. Entrou ainda na lista das faixas mais vendidas de países como o Canadá, a Coreia do Sul, Hungria, Nova Zelândia, Noruega e Suécia.

O vídeo musical foi dirigido por Melina Matsoukas e gravado em Londres, com lançamento a 23 de dezembro de 2011 através do serviço Vevo. Inspirado no filme Laranja Mecânica de 1971, as cenas foram filmadas a preto e branco e mostram Rihanna em vários cenários, como numa sala de sessão fotográfica e ainda com um jogo de vídeo de letras em pano de fundo. Excertos da letra da canção são exibidos enquanto a cantora os interpreta. Horas após a revelação do teledisco, o fotógrafo norueguês Solve Sundsbo acusou a artista e a diretora de plágio, sugerindo que uma das partes do projeto foi deliberadamente copiada de uma montagem sua intitulada "Numero 93", criada em 2008. A faixa foi divulgada ao vivo pela primeira vez durante o festival de 2012 Kollen, na Noruega, fazendo ainda parte do alinhamento das digressões Diamonds World Tour e The Monster Tour.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de You da One

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Rihanna - You Da One


You Da One - Rihanna (cover) Megan Nicole


Rihanna - You Da One (Acoustic Cover) By Cameron J.








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)