ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Woodes Rogers


Woodes Rogers (provavelmente em Poole, cerca de 1679 — Nassau, 15 de julho de 1732) foi um capitão inglês, corsário, e, posteriormente, o primeiro Governador Real de Bahamas. É conhecido como o capitão do navio que resgatou o marinheiro abandonado Alexander Selkirk, cuja situação acredita-se ter inspirado o romance Robinson Crusoe de Daniel Defoe.

Rogers veio de uma família de marinheiros, cresceu em Poole e Bristol, e serviu em um estágio como marinheiro em Bristol. Seu pai, que trabalhou em muitos navios, morreu quando Rogers estava com aproximadamente vinte anos. A morte do pai levou Rogers à assumir o controle do comércio de transporte marítimo da família. Em 1707, Rogers comunicou-se com o capitão William Dampier, cujo procurava apoio para realizar uma viagem de corsários contra espanhóis (os britânicos estavam em guerra com estes). Rogers liderou a expedição, que consistiu de dois navios bem armados — era o capitão do Duke (Duque) e o outro navio se chamava Duchess (Duquesa). Em três anos, Rogers e seus homens viajaram ao redor do mundo, capturando vários navios no Oceano Pacífico. No percurso, a expedição resgatou o marinheiro escocês abandonado Alexander Selkirk na Ilha Juan Fernandez em 1 de fevereiro de 1709. A expedição retornou à Inglaterra em outubro de 1711, Rogers tinha dado a volta no globo, e possuia seus navios originais e a maioria de seus homens.

Enquanto a expedição fez de Rogers um herói nacional, o seu irmão foi morto e Rogers foi gravemente ferido no Pacífico. Em seu retorno, ele teve sucesso com sua tripulação, mas não recebeu sua parte justa nos lucros da expedição, e Rogers foi à falência. Escreveu sobre suas experiências marítimas no livro A Cruising Voyage Round the World, que vendeu bem, em parte devido ao fascínio do público no resgate de Selkirk.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Woodes Rogers

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Assassin's Creed IV: Black Flag - Woodes Rogers


Assassin's Creed: The Real History - "Woodes Rogers"


Privateers - Captain Woodes Rogers








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)