ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Voluntarismo


O voluntarismo é uma corrente de pensamento filosófico, ético, jurídico e econômico que só reconhece, como corretas e válidas, as relações voluntárias (entendendo-se por "relações voluntárias" ou "contratos voluntários" os contratos e relações livremente aceitos, ou livres de coerção), sejam elas de qual espécie forem, não tendo validade, porém, em hipótese alguma, as relações voluntárias que visem a retirar, do indivíduo, seus direitos naturais (autonomia, liberdade e propriedade de cada um sobre si mesmo e sobre suas coisas honestamente adquiridas e não comprometidas por contrato), podendo, entretanto, haver compromissos que impliquem na diminuição de certas liberdades.

Em filosofia, voluntarismo é a tese de que podemos adotar crenças e outras atitudes proposicionais de acordo com nossa vontade.

Descartes adota um ponto de vista voluntarista nas suas Meditações, mais especificamente na "Quarta Meditação". Spinoza se opõe ao voluntarismo nas proposições 48 e 49 da segunda parte da Ética (livro).

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Voluntarismo

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Filosofía: Voluntarismo


¿Qué es el Voluntarismo?


Voluntarismo explicado - exemplo das duas ilhas








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)