ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Viaduto do chá


O Viaduto do Chá é o primeiro viaduto da cidade, localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo. Foi idealizado pelo francês Jules Martins em 1877, mas só foi inaugurado em 6 de novembro de 1892. Inicialmente sua construção foi projetada com armações metálicas, que cederam com o uso, até que a antiga estrutura foi substituída por vigas de concreto presentes ainda hoje.

Por ser uma região de intenso trânsito de pessoas, o Viaduto do Chá costuma servir de plano de fundo para entrevistas e enquetes de programas de televisão. Também é um local muito usado para locações externas de novelas e filmes que se passam no centro de São Paulo, como a telenovela da Rede Globo Tempos Modernos, que teve grande parte de suas cenas gravadas no Vale do Anhangabaú e no chamado Centro Velho da capital paulista.

Antes da construção do Viaduto do Chá, o Vale do Anhangabaú era separado pelo rio de mesmo nome dividindo a região. Parte dela estruturada, que findava na Rua Direita e outra, conhecida como Morro do Chá, onde hoje se encontram os distritos da República e da Consolação.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Viaduto do chá

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Vídeo mostra ladrões furtando celular e carteira no viaduto do Chá no Centro de São Paulo


Edu Sereno - Viaduto Do Cha | Sofar São Paulo


Conheça SP - Viaduto do Chá








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)