ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Vermis


O vermis cerebelar (do termo em latim para "verme") ou verme cerebelar está localizado na zona medial córtico-medular do cerebelo, na região da fossa posterior do crânio. A fissura primária do vermis se curva ventrolateralmente para a superfície superior do cerebelo, dividindo-o em dois lobos: anterior e posterior. Funcionalmente, o vermis está associado à postura corporal e à locomoção. O vermis faz parte do espinocerebelo (paleocerebelo) e recebe inervação somática sensorial da cabeça e das regiões proximais do corpo por vias espinais ascendentes.

O cerebelo se desenvolve rostro-caudalmente, com a região rostral na linha média dando origem ao vermis e à região caudal aos hemisférios cerebelares. No quarto mês de gestação, o vermis completa a sua forma folheada, enquanto o desenvolvimento dos hemisférios ainda demora mais 30-60 dias. Após o nascimento, a proliferação e organização dos componentes do cerebelo continuam, completando a formação do padrão folheado aos 7 meses de vida e a migração, proliferação e arborização dos neurônios cerebelares aos 20 meses.

A inspeção da fossa posterior é comum na ultrassonografia pré-natal, sendo utilizada, a princípio, para determinar se existe excesso de fluido ou malformações cerebelares.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Vermis

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Ulcerate - Vermis


Vermis - Am I Insane? [Lyric Video]


VERMIS Terror em Terra Single 2015








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)