ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Vale dos sinos


O Vale do Rio dos Sinos recebeu este nome devido ao próprio rio dos Sinos que, em seu percurso, forma um extenso e fértil vale coberto por inúmeros municípios. Apesar de ser descrito abreviadamente como "Vale do Sinos", a forma correta é "Vale do Rio dos Sinos". A região pertence atualmente à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Existem diferentes definições político-administrativas para a extensão exata e os municípios que compõem o Vale do Rio dos Sinos: o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) – 14 municípios; a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) – 20 municípios; e a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS) – 32 municípios.

O CONSINOS consiste de uma área de 1.398,5 km², e segundo dados da FEE (Fundação de Economia e Estatística do RS), a população total era de 1.309.991 habitantes, a densidade demográfica era de 928.4 hab/km².

A população do vale é formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães, portanto, o romance Um Rio Imita o Reno, de Vianna Moog, é ambientado nesta região e trata da integração cultural de descendentes de alemães com brasileiros.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Vale dos sinos

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Homem é morto no Vale do Sinos após deixar presídio em carro blindado


Polícia prende quadrilha violenta no Vale do Sinos


Polícia em Ação, tiroteio Vale dos Sinos


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)