ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Tylenol


168 a 172 °C

Solubilidade em água12,75 g/L (20 °C)FarmacologiaBiodisponibilidade~ 100%Via(s) de administraçãoOral, rectal, endovenosaMetabolismo90 a 95% HepáticoMeia-vida biológica1 a 4 horasExcreçãoRenalCompostos relacionadosOutros aniões/ânionsN-(4-aminofenil)-acetamida (amina no lugar da hidroxila)N-(4-metoxifenil)-acetamida (metoxi no lugar da hidroxila)N-(4-mercaptofenil)-acetamida (tiol no lugar da hidroxila)Amidas relacionadosAcetanilida (N-fenil-acetamida)N-(3,4-di-hidroxifenil)-acetamida (mais uma hidroxila, posição 3)N-(4-hidroxifenil)-propionamidaExceto onde denotado, os dados referem-se amateriais sob condições normais de temperatura e pressãoReferências e avisos gerais sobre esta caixa.Alerta sobre risco à saúde.ParacetamolDCI ou acetaminofeno é um fármaco com propriedades analgésicas, mas sem propriedades antiinflamatórias clinicamente significativas. Atua por inibição da cascata do ácido araquidónico, impedindo a síntese das prostaglandinas, mediadores celulares pró-inflamatórios, responsáveis pelas várias manifestações da inflamação, como o aparecimento da dor. Esta substância tem também efeitos antipiréticos. É utilizado nas seguintes formas de apresentação: cápsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injetáveis. Atualmente é um dos analgésicos mais utilizados, porém é altamente perigoso para o fígado devido ao seu alto potencial hepatotóxico, não devendo ser utilizadas mais que 4000 mg diárias (8 comprimidos de 500 mg). Crianças com menos de 37 kg tem a dose limite diária em 80 mg/kg. Em indivíduos adultos pode ocorrer toxicidade em doses únicas de 10 - 15 g (20 a 30 comprimidos de 500 mg) (150 – 250 mg/kg) e uma dose de 20 a 25 g (40 a 50 comprimidos de 500 mg) pode levar a fatalidade.

Faz parte da composição de uma série de medicamentos usados contra a constipação comum e sintomas de gripe. As doses recomendadas são bastante seguras, mas o seu baixo preço e a sua grande facilidade de aquisição pelos doentes têm provocado o aparecimento de alguns casos de sobredosagem, embora em pequeno número. Nas doses indicadas, o paracetamol não afeta a mucosa gástrica, não altera a coagulação sanguínea e não causa nefropatias.

Difere dos analgésicos opioides, porque não provoca euforia nem altera o estado de humor do doente. Da mesma forma que os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), não causa problemas de dependência, tolerância e síndrome de abstinência.

A origem das palavras acetaminofeno e paracetamol tem a ver com a nomenclatura usada em química orgânica: N-acetil-para-aminofenol e para-acetil-aminofenol.

Desde 1993, a IUPAC recomenda para este composto o nome sistemático N-(4-hidroxifenil)etanamida.

É um pó cristalino branco ligeiramente solúvel na água, facilmente solúvel no álcool, muito pouco solúvel no cloreto de metileno e no éter.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Tylenol

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

How Does Tylenol Work? The truth Is--We Don't Know


20% Tylenol [PonyDub]


Worlds smallest Rainbow Tylenol








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)