ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Turismo no brasil


O turismo no Brasil é um setor crescente e fundamental para a economia de várias regiões do país. O Brasil recebeu 6 milhões de turistas estrangeiros em 2013, sendo classificado, em termos de chegadas de turistas internacionais, como o principal destino da América do Sul e o segundo na América Latina, depois do México. As receitas geradas pelos turistas internacionais atingiram 6,6 bilhões de dólares em 2012, continuando uma tendência de recuperação da crise econômica de 2008-2009.

O Brasil oferece aos turistas nacionais e internacionais uma ampla gama de opções, sendo que as áreas naturais são o seu produto turístico mais popular, uma combinação de ecoturismo com lazer e recreação, principalmente sol e praia e turismo de aventura, bem como o turismo histórico e cultural. Entre os destinos mais populares estão a Floresta Amazônica, praias e dunas da região Nordeste, o Pantanal no Centro-Oeste, praias de Rio de Janeiro e Santa Catarina, o turismo cultural e histórico de Minas Gerais e viagens de negócios na cidade de São Paulo. A maioria dos visitantes internacionais que chegaram em 2011 vieram da Argentina (30,8%), dos Estados Unidos (11,5%) e do Uruguai (5,0%), sendo o Mercosul e os países vizinhos da América do Sul os principais emissores de turistas. O turismo interno é um segmento de mercado fundamental para a indústria, uma vez que 51 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2005.

No Índice de Competitividade em Viagens e Turismo (TTCI - sigla em inglês) de 2015, uma média dos fatores que avaliam se um país é atraente para o desenvolvimento de uma indústria turística, o Brasil ficou no 28º lugar entre os 141 países avaliados, sendo a terceira melhor pontuação do continente americano, atrás de Canadá e Estados Unidos. As principais vantagens competitivas do Brasil avaliadas pelo TTCI são seus recursos naturais, critério no qual o país ficou em primeiro lugar entre todos os países considerados, e seus recursos culturais, onde o país foi classificado na 23ª posição, devido a seus muitos sítios do Patrimônio Mundial. O Best in Travel 2014, uma classificação anual dos melhores destinos feita pelo guia de viagens Lonely Planet, classificou o Brasil como o melhor destino turístico do mundo em 2014.

No entanto, o relatório de 2013 do TTCI também observa os principais pontos fracos do Brasil: a sua infraestrutura de transporte terrestre continua subdesenvolvida (classificada em 129º lugar), sendo que a qualidade das estradas foi avaliada no 121º lugar, enquanto a qualidade do transporte aéreo na 131ª posição. Além disso, o país continua a sofrer com a falta de competitividade dos preços (classificado em 126º), em parte devido aos preços elevados e crescentes impostos sobre passagens e taxas de aeroporto. A segurança tem melhorado significativamente, avaliada no 73º lugar em 2013, saindo da 128ª posição em 2008.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Turismo no brasil

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Ecoturismo e Turismo de Aventura: 5 Dicas de Viagem no Brasil


Brasil turismo numero 1


A indústria do turismo no Brasil


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)