ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Tríplice entente


A Tríplice Entente (em francês: Triple Entente) foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e o Império Russo. Na prática, consolidou os acordos bilaterais anteriores: a Entente Anglo-Russa (1907), a Aliança Franco-Russa (1891) e a Entente Cordiale, entre a França e o Reino Unido (1904).

A nova política mundial iniciada pelo kaiser Guilherme II da Alemanha em 1899, fez com que as três potências: França, Império Russo e Reino Unido, que apresentavam diferenças significativas entre si, se aproximassem e, finalmente, se coligassem. Tal aliança foi um dissuasor eficaz para a Tríplice Aliança e também veio ao encontro dos planos franceses de barrar a Alemanha, o pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. O Império Otomano tenta entrar no acordo 3 vezes com o governo britânico e uma vez com o Estado francês, mas é rejeitado por ambos. A Rússia Czarista foi prometida entrar na Aliança e ficar com a região de Constantinopla, o que satisfazia as obsessões de São Petersburgo frente a ascensão do Bolchevismoe garantia a Entente Cordial a posse do petróleo da região.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Tríplice entente

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Primeira Guerra Mundial: Política de Alianças, Paz Armada e Tríplice Entente - Vídeo Aula 2


Tríplice Entente


#DicaBrun 06 - HISTÓRIA - Aliança vs. Entente








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)