ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Traíra


No Brasil popularmente conhecido, segundo Enciclopédia Delta La Rousse em Edição Brasileira de 1970, como "Peixe Dibo" a Traíra ou cientificamente lobó (Hoplias spp.) é o nome dado ao gênero de rápido, veloz, peixes carnívoros de água doce da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa conhecido também como "Peixe Cobra".

É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. Nas regiões que oferecem boa alimentação, é comum que atinjam 69 centímetros de comprimento, e alguns exemplares excedem 2 quilogramas de peso. Sua pesca é feita de anzol, com isca de peixe ou carne; as traíras de mais de 1,3 quilograma só costumam atacar iscas em movimento, como as artificiais. Deve-se ter cuidado ao manipulá-la, pois costumam dar mordidas muito dolorosas e que sangram abundantemente. É indesejável em piscicultura, pois alimenta-se vorazmente de alevinos e peixes jovens de outras espécies. Tem marcada predileção por sombras e escuridão. É um peixe territorialista e canibal; protege suas crias até que se espalhem em meio a vegetação marginal.

Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo "traíra" também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo "traidor e que vendeu a alma para o Diabo" segundo Delta La Rousse, que age nas sombras do Inferno a puxar os incautos segundo Povo brasileiro o Diabo em Pessoa, sendo diferente da Piranha que anda em bandos a traíra é solitária - terrorista e guerrilheira", esse "Lobo Solitário", sorrateiramente delatando ou "prejudicando seus colegas peixes e ataca o homem e envenenando-o pela infecção generalizada que costuma provocar".

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Traíra

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Pesca de TRAÍRA, ataques cinematográficos na isca de superfície!


TRAÍRA COM ISCA NATURAL (LAMBARI)


Pesca de traíra na batida, caminhada até o lago e escolha das varas de bambu


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)