ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Terraceamento


Terraceamento ou cultivo em socalcos é uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se na criação de terraços através do parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra, elevados conhecimentos técnicos e aceitam pouca mecanização, por causa da dificuldade na utilização de máquinas em ambientes mais íngremes. Quando bem planeado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas. São comuns em regiões do sul e sudeste da Ásia, na China e no Japão, e utilizados principalmente na produção de arroz.

Este tipo de construção rural também é utilizada na região do Douro para o cultivo da vinha, de onde é produzido o famoso vinho do Porto. Na região dos Andes, na América do Sul, técnicas de terraceamento também foram utilizadas em larga escala pelos incas.

A construção de terraços é a mais básica das construções rurais, sendo a primeira a ser executada a fim de estabelecer outra construção. Tem por base o deslocamento de terra. Comporta três tipos de trabalhos diferentes: a escavação do solo, o deslocamento das terras escavadas e a confecção de aterros ou taludes.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Terraceamento

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Embrapa mostra como realizar um terraceamento, curva em nível


N.A. 23/03/16 - Terraceamento teve origem na China e técnica contribui para preservação do solo


Terraceamento 2016








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)