ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Somerled


Somerled (Nórdico antigo: Sumarliði, gaélico escocês: Somhairle, comumente anglicizada do gaélico como Sorley) foi um líder político e militar das ilhas escocesas no século 12, sendo conhecido em gaélico como ri Innse Gall ("Rei das Hébridas"). Seu pai foi Gillebride, de nobre ascendência gaélica e também nórdica. O nome Somerled, muito comum entre os vikings, significa viajante do verão e é uma kenning (figura de linguagem) para viking.

Somerled apareceu primeiro em crônicas históricas no ano de 1140 como regulus, ou rei, de Kintyre quando desposou Raghnailt, a filha de Olaf I da Ilha de Man, Rei de Man e das Ilhas. No ano de 1153 ocorreu a morte de dois reis: David I da Escócia e Olaf de Man, o que provocou muita confusão e discórdia, e Somerled aproveita a chance: faz ofensivas contra a Escócia e contra Man e as Ilhas (estas últimas, que haviam sido herdadas por seu cunhado Goraidh).

Os pormenores históricos não são muito claros, mas os historiadores acreditam que os seguintes eventos são prováveis: Em 1156 Goraidh foi vencido numa batalha contra 80 navios da frota de Somerled e os inimigos repartiram as ilhas entre eles. Goraidh ficou com as ilhas do norte de Ardnamurchan e Somerled ficou com o restante. No entanto, dois anos depois Somerled retornou para a Ilha de Man com 53 navios de guerra. Ele derrotou Goraidh novamente e desta vez o forçou a refugiar-se na Noruega. O reino de Somerled se estendia agora desde a Ilha de Man até a extremidade nordeste da Ilha de Lewis.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Somerled

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Highland Clans - Episode 2 - MacDonald (1/3)


Mob Rules - Somerled


Steve McDonald - "Sons of Somerled"








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)