ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Ready made


O ready-made nomeia a principal estratégia de fazer artístico de Marcel Duchamp e é uma forma ainda mais radical da arte encontrada (ou objet trouvé, no original francês). Essa estratégia refere-se ao uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte e referindo sua produção primariamente à ideia.

Considera-se que a característica essencial do Dadaísmo é a atitude antiarte, Duchamp será o dadaísta por excelência. De fato, por volta de 1915, quando abandona a pintura, assume uma atitude de rompimento com o conceito de arte histórica. É célebre sua declaração contra a arte "essencialmente retiniana", expressão que remete, por um lado, à imediatez da imagem, e, por outro, ao modelo de visão exteriorizado que caracteriza a filosofia de Descartes, modelo persistente fixado no século XIX com a invenção da Fotografia.

De fato, é a partir da década de 1960, com os chamados neodadaistas (como Rauschemberg) e os artistas conceituais (como Joseph Kosuth), que Duchamp e sua obra seriam resgatados do limite do movimento dada para tornar-se uma influência sobre toda a arte contemporânea, rivalizando assim com Picasso no papel de maior artista do século XX. Antes que uma estratégia localizada, o readymade é um crivo, pois tornou-se o meio de produção de toda a arte contemporânea, senão como procedimento, como problema a ser pensado e ultrapassado.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Ready made

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Red hot chili peppers - Readymade


Red Hot Chili Peppers - Readymade - Lyrics


Red Hot Chili Peppers - Readymade (Live at Fuji Rock 2006)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)