ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Prometeu acorrentado


Prometeu Acorrentado, é uma tragédia grega que fazia parte da trilogia composta pelas tragédias Prometeu acorrentado, Prometeu libertado e Prometeu portador do fogo, e foi a única que destas permaneceu. É mito grego bastante representativo na leitura do passado e do presente histórico. Seu grande significado está relacionado com a condição humana e a criação da cultura.

Apesar de ser tradicionalmente atribuída a Ésquilo, a autoria dessa tragédia é alvo de controvérsia: por um lado defende-se que seja dele (neste caso, seria datada entre 452 e 459 a.C. aproximadamente), por outro, que seja de outro tragediógrafo anônimo (tendo sido composta numa data posterior, entre 450 e 425 a.C.)

Há muitas traduções desta tragédia do grego para o português (tanto em verso como em prosa). No Brasil, traduziram-na em verso Trajano Vieira e J. A. A. Torrano; em prosa, Jaime Bruna e Daisi Malhadas com Maria Helena de Moura Neves. Em Portugal, Fernando Melro e Sotto Mayor fizeram-no em prosa:

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Prometeu acorrentado

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Prometeu Acorrentado - Ésquilo


Direito e Literatura - Prometeu Acorrentado, de Ésquilo


Prometeu Acorrentado








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)