ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Potencial eléctrico


Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde junho de 2013).Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)EletromagnetismoRepresentação do vetor campo elétrico de uma onda eletromagnética circularmente polarizada.EletrostáticaCarga elétricaEletricidadeLei de CoulombCampo elétricoFluxo elétricoLei de GaussPotencial elétricoPotência elétricaIndução eletrostáticaMomento do dipolo elétricoDensidade de polarizaçãoLei de OhmHistóriaHistória da FísicaMagnetostáticaLei de AmpèreCorrente elétricaCampo magnéticoMagnetismoMagnetizaçãoFluxo magnéticoLei de Biot–SavartMomento magnéticoPolarização dielétricaLei de Gauss para o magnetismoForça magnéticaEletrodinâmicaEspaço livreForça de LorentzForça eletromotrizIndução eletromagnéticaLei da indução de FaradayLei de LenzCorrente de deslocamentoEquações de MaxwellCampo eletromagnéticoRadiação eletromagnéticaPotenciais de Liénard-WiechertTensor de MaxwellCircuitos elétricosCircuito elétricoCircuito RCCircuito RLCCircuito LCFrequência de ressonânciaCondução elétricaResistência elétricaCapacitânciaIndutânciaImpedância elétricaCavidade ressonanteGuias de ondaFasorCapacitorFísicosJames Clerk MaxwellHeinrich HertzAlessandro VoltaMichael FaradayCharles de CoulombHans Christian ØrstedNikola TeslaAndré-Marie AmpèreCarl Friedrich GaussHendrik Lorentzv • ePotencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico.

Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto. Ele pode ser calculado pela expressão:

V = E p q {displaystyle V={frac {E_{p}}{q}},} , onde

V {displaystyle V,} é o potencial elétrico, E p {displaystyle E_{p},} a energia potencial e q {displaystyle q,} a carga.A unidade no SI é J/C = V (volt)

Portanto, quando se fala que o potencial elétrico de um ponto L é VL = 10 V, entende-se que este ponto consegue dotar de 10J de energia cada unidade de carga de 1C. Se a carga elétrica for 3C por exemplo, ela será dotada de uma energia de 30J, obedecendo à proporção. Vale lembrar que é preciso adotar um referencial para tal potencial elétrico. Ele é uma região que se encontra muito distante da carga, teoricamente localizado no infinito.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Potencial eléctrico

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Potencial Eléctrico


Clase 35: Definición de la diferencia de potencial eléctrico.


Potencial Eléctrico - Física - Educatina








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)