ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Porto de setubal


O Porto de Setúbal situa-se na foz do rio Sado na cidade de Setúbal.

O rio corre de Sul para Norte na parte interior do porto flectindo para Oeste em direcção à foz. A cidade estende-se ao longo do rio na margem direita, enquanto que na margem esquerda se situa a península de Tróia. A saída do porto faz-se por um canal que passa junto ao Outão onde o farol constitui uma marca sinalizadora da entrada, no porto e tendo o principal canal de acesso ao porto uma profundidade de -12 m ZH. Este porto permite a entrada de navios de carga de médio porte, porta-contentores e graneleiros. Neste porto existe o estaleiro da Setenave destinado a construção e reparação de navios. O porto também constitui abrigo para as embarcações de pesca.

Edifício do Porto de SetúbalA actividade piscatória no estuário da foz do Sado e ao longo da costa entre Sines e o Cabo Espichel foi uma actividade importante até meados do século XX, fornecendo diversas fábricas de conserva de peixe na cidade. Actualmente, junto das instalações portuárias encontram-se diversos restaurantes especializados em pratos de peixe, atraindo muitos turistas. Junto ao porto também se situa o mercado municipal, sendo significativa a venda de peixe. Um dos peixes mais pescados neste porto é o salmonete.

Este Porto está localizado no cruzamento dos grandes eixos de navegação intercontinental Norte-Sul e Este-Oeste, situa-se na junção dos principais eixos rodo-ferroviários do País e tem também ligação a Espanha. Potencia o desenvolvimento das cadeias de transporte, e dispõe de infra-estruturas para a movimentação de todos os tipos de carga nos seus terminais especializados para Ro-Ro, carga contentorizada, fraccionada e granéis, sólidos e líquidos. O Porto assume um crescente papel de interface na ligação internacional e logística da região de Lisboa e Vale do Tejo e da zona central de Portugal. As principais mercadorias transacionadas são:fuélóleo, produtos metalúrgicos, cimento, cereais, frutas e outros produtos alimentares. Na sua área coabita uma rede de agentes e transitários, formando uma forte comunidade Portuária que se encontra em ligação informática contínua, visando uma melhoria na gestão de navios e mercadorias (Dossier).

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Porto de setubal

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Porto de Setúbal em 5 minutos


Porto de Setúbal em movimento (1)


Terminal Multiusos / Plataforma Multimodal do Porto de Setúbal








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)