ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Ponte Europa


A Ponte Rainha Santa Isabel é uma ponte atirantada sobre o rio Mondego, a montante do centro da cidade de Coimbra. Foi inaugurada em 2004. A empreitada teve um custo de 59,3 milhões de euros (sem IVA). Num relatório de 2004, o Tribunal de Contas afirmou que "o valor da adjudicação da empreitada foi de 38,65 milhões de euros". E acrescentou que "o custo da solução rodoviária" cifrou-se em 111,3 milhões, fazendo contas a nós de acesso e a uma derrapagem de 288%.

A sua construção permitiu um acesso mais rápido à zona sul da cidade, nomeadamente ao Pólo II da Universidade de Coimbra, a partir do IC2 e da margem esquerda do Mondego (Santa Clara). Em 2009, a Inspecção-Geral das Obras Públicas apresentou a ponte como "um caso exemplar de como não promover, projectar e construir uma obra pública".

É uma ponte de tirantes, assimétrica, projetada pelo engenheiro António Reis. Vence um vão total de 329,4 m, com um vão principal de 186,5 m. É composta por duas faixas de rodagem com três vias em cada sentido, num tabuleiro com 30 m de largura.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Ponte Europa

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Autostrada del Brennero-Brennerautobahn-Ponte Europa - Europabrücke-Bergisel Ski Jump-Innsbruck


Mega Construções - Ponte mergulha no oceano para conectar Dinamarca e Suécia - National Geographic


Austria ponte europa 18/12/2014








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)