ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Podengo português


O Podengo Português é considerado uma das raças de cães mais antigas, tendo sido trazida para a Península Ibérica pelos Fenícios, sendo uma espécie autóctone com grande capacidade de caça, mas que também é utilizada na vigilância e na guarda das casas agrícolas. Crê-se que o Podengo Português apresenta as mesmas características desde cerca de 1000 a.C..

O Podengo Português pode variar entre três tamanhos,o pequeno, o médio e o grande, e entre dois tipos diferentes de pêlo, o liso e o cerdoso, num total de seis variedades.

Os Podengos pequenos e médios são bastante comuns em Portugal, sendo usadas em matilha para a caça, em particular ao coelho. O Podengo Português Grande é bastante raro, correndo perigo de extinção, sobretudo a variedade de pêlo liso. Estes últimos são utilizados em matilhas de caça grossa, nomeadamente na caça ao javali, sendo mesmo a única raça portuguesa utilizada para esse fim.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Podengo português

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

I Mostra do Podengo Português APBC


CÃO - PODENGO PORTUGUÊS


Podengo Portugues pequeno








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)