ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Placa de petri


Uma placa de Petri, ou caixa de Petri é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de microorganismos. O nome foi dado a este instrumento de laboratório em honra do bacteriologista alemão Julius Richard Petri (1852-1921) que a inventou em 1877 quando trabalhava como assistente de Robert Koch. É constituído por duas partes: uma base e uma tampa.

Normalmente, para se usar em microbiologia, a placa é parcialmente cheia com um caldo líquido de ágar onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar, essa mistura depois de ser colocada na placa de Petri é fechada com a tampa e é levado para o autoclave afim de desinfectar e assim retirar qualquer material biológico (principalmente fungos) da qual possa interferir nos resultados. Depois de o ágar solidificar, é aí colocada uma amostra contaminada pelo micróbio (alguns micróbios têm de ser colocados enquanto o ágar ainda se encontra quente).

As placas de Petri modernas podem vir dotadas de anéis que seguram a tampa à base, quando empilhadas, de forma a evitar deslizamentos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Placa de petri

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Técnicas básicas de Microbiología: Preparación de Placas de Petri con medio de cultivo.


Culturas em placa de petri com swab


Cultivo bacteriano en placa Petri (IQOG-CSIC)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)