ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Pico ruivo


O Pico Ruivo, no concelho de Santana (abrange as freguesias da Ilha e do Faial) na ilha da Madeira, é, com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal (depois da Ponta do Pico, nos Açores, e da Serra da Estrela, em Portugal Continental), e a mais alta do arquipélago da Madeira.

O Pico Ruivo apresenta dois tipos principais de cobertos vegetais: as formações de urze e uma vegetação rala, dominada por plantas de porte herbáceo e sub-arbustivo com algum interesse botânico. Recobrindo o cume, algumas urzes-brancas evidenciam troncos retorcidos e copas assimétricas, nitidamente desviadas em direção oposta à dos ventos dominantes. Uma das particularidades porventura mais relevantes desta altitude é o facto de nela permanecerem pequenos núcleos de urze com porte arbustivo e arbóreo. À distância, a sua forma e distribuição no terreno lembram algumas manchas de montado de azinho.

No Pico Ruivo, a rocha é um elemento importante da paisagem. Por isso, grande parte da flora atrás mencionada, bem como um conjunto significativo de fetos, musgos e líquenes são rupícolas e/ou fissurícolas (vivem nas rochas ou fendas destas).

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Pico ruivo

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Madeira: Pico Arieiro - Pico Ruivo Walk


Mysterious Madeira - Pico Ruivo to Pico Arieiro


Wanderung auf den Pico Ruivo - Madeiras höchsten Berg








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)