ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Persépolis


Persépolis (em grego: Περσέπολις, Persépolis, literalmente “A cidade persa”, em persa antigo, Pars; em persa تخت جمشید Tajt-e Yamshidm, “ O trono de Yamshid”) foi a capital do Império Persa durante a época aquemênida. Se encontra a uns 70 km da cidade iraniana de Xiraz (província de Fars), perto do lugar em que o rio Pulwar desemboca em Kur (Kyrus). Sua construção, começada por Dario I, continou ao longo de dois séculos, até a conquista do Império persa por Alexandre Magno.

A primeira capital do Império persa aquemênida foi Pasárgada, porém em 512 a.C. o rei Dario I o Grande empreendeu a construção deste massivo complexo suntuoso, ampliado posteriormente por seu filho Xerxes I e seu neto Artaxerxes I. Enquanto as capitais administrativas dos reis aquemênidas foram Susa, Ecbátana e Babilônia, a cidadela de Persépolis manteve a função de capital cerimonial, onde se celebravam as festas de ano novo. Construída em uma região remota e montanhosa, Persépolis era uma residência real pouco conveniente e era visitada principalmente na primavera.

Em 330 a.C., Alexandre Magno, em sua campanha no oriente, ocupou e saqueou Persépolis, incendiando o palácio de Xerxes, para simbolizar o fim da guerra pan-helênica de revanche contra os persas. Em 316 a.C., Persépolis era entretanto a capital de Persis, uma província do novo Império Macedônico. A cidade decaiu gradualmente durante o período selêucida e em épocas posteriores. No século III, a cidade próxima de Estachar se converteu no centro do Império sassânida.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Persépolis

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

PERSEPOLIS - Dublado (PT-BR)


Persépolis Filme 2007


Persepolis (Bande-annonce)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)