ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


PCUS


O Partido Comunista da União Soviética (em russo Коммунисти́ческая па́ртия Сове́тского Сою́за, КПСС) foi o nome usado pela corrente bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) de 1952 a 1991, ainda que a expressão Partido Comunista pertencesse ao nome do partido desde 1918, quando os bolcheviques se tornaram o Partido Comunista de Todas as Rússias. Em 1925 passou a chamar-se Partido Comunista da União (Всесоюзная коммунистическая партия (большевиков), ВКП(б)). Em 1934 tornou-se o Partido Comunista da União Soviética (Bolcheviques). Finalmente, em 1952 tornou-se, simplesmente, o Partido Comunista da União Soviética, nome que permaneceu até 1991.

Uma vez que a Terceira Internacional ou Komintern se formou em 1919, a estrutura marxista-leninista do PCUS foi copiada por outros de seus membros. Durante toda a história da Rússia soviética e da URSS, o Partido Comunista foi o partido governante e majoritário. Em conseqüência, a história do PCUS e da URSS se entrecruzam e se solapam

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de PCUS

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Nikita Krushchev: Informe secreto al XX congreso del PCUS


Traición en el ultimo congreso del PCUS


Il Politburo dei traditori canta l'Internazionale alla fine dell'ultimo congresso del PCUS nel 1990.








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)