ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Olho de tigre


Olho de tigre é uma gema que exibe acatassolamento apresentando normalmente cor amarela a vermelho-marrom, com um lustre sedoso. Trata-se de crocidolita silicificada, um clássico exemplo de pseudomorfismo. Uma variedade de não totalmente silicificada é chamada olho de falcão. Um membro do grupo do quartzo, suas propriedades físicas e visuais são idênticas ou muito próximas às propriedades de um cristal simples de quartzo

As gemas são geralmente lapidadas em cabochão para melhor exibirem o efeito de acatassolamento. Pedras de cor vermelha são obtidas por tratamento térmico. Pedras do cor-de-mel são usadas para imitar a muito mais valiosa variedade de crisoberilo olho-de-gato (cimófano), porém e o efeito final não é convincente.

Ferro tigre (tiger iron) é uma rocha alterada composta de olho-de-tigre, jaspe vermelho e hematita negra. As camadas de cores e listras onduladas e contrastantes fazem dela um atrativo. É usado como material ornamental em várias aplicações, de gemas facetadas em cabochão (gemas convexas polidas) a cabos de facas. Junto com o olho-de-tigre é encontrado e explorado sobretudo na América do Sul e Austrália Ocidental.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Olho de tigre

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Pedra Olho de Tigre


Eye of the tiger (Olho de tigre) - Survivor - Tradução


Motivacional Olhos de tigre Rocky III


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)