ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


O grande Lebowski


The Big Lebowski (br / pt: O Grande Lebowski) é um filme estadunidense de 1998, do gênero comédia, dirigido pelos Irmãos Coen.

Jeff Bridges estrela como Jeff Lebowski, um slacker e ávido jogador de boliche de Los Angeles, conhecido como "The Dude" ("O Cara"). Após um engano de identidades, The Dude é apresentado a um milionário que também se chama Jeffrey Lebowski. Quando a esposa desse milionário — o "Grande" Lebowski — é sequestrada, ele paga a The Dude para entregar o resgate e libertar sua mulher. O plano vai por água abaixo quanto Walter Sobchak (John Goodman), amigo de The Dude, arma para ficar com o dinheiro. Steve Buscemi, Philip Seymour Hoffman, David Huddleston, Julianne Moore, Tara Reid e John Turturro estrelam o filme, que é narrado por um cowboy, conhecido apenas como "Stranger" ("Estranho"), interpretado por Sam Elliott. O filme conta ainda com a participação de Flea, baixista da banda Red Hot Chili Peppers, em um papel secundário.

O filme é espontaneamente baseado no livro The Big Sleep, do escritor estadunidense Raymond Chandler. A trilha sonora original foi composta por Carter Burwell, colaborador de longa data dos Irmãos Coen. The Big Lebowski não obteve grande bilheteria nos Estados Unidos, recebendo críticas mistas à época de seu lançamento. Tais resenhas tenderam a melhorar com o passar do tempo, à medida que o filme adotou um status cult — o que rendeu, inclusive, a criação de uma religião em homenagem à Lebowski, o "Dudeísmo" —, notado por suas personagens idiossincráticas, sequências de fantasia, diálogos pouco convencionais e trilha sonora eclética.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de O grande Lebowski

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

O GRANDE LEBOWSKI #NEMFUDENDO


O Grande Lebowski - Trailer


IRMÃOS COEN (FARGO, O GRANDE LEBOWSKI) - TUDO SOBRE








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)