ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Nefertiti


Nefertiti ( /ˌnɛfərˈtiːti/) (c. 1370 - 1330 a.C.) foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Aquenáton. Nefertiti e o seu esposo tornaram-se conhecidos pela revolução religiosa, na qual adoravam apenas um deus, Áton, ou o disco solar. Aquenáton e Nefertiti foram responsáveis por criarem uma nova religião que alterou as formas de religião dentro Egipto. Com o seu esposo, reinou naquele que foi o período mais próspero na história do Antigo Egipto. Alguns historiadores acreditam que Nefertiti reinou durante uns tempos como Neferneferuaten depois da morte do seu marido e antes da sucessão de Tutankhamun, tal identificação é ainda hoje objecto de debate.

Nefertiti teve muitos títulos incluindo Princesa Hereditária (iryt-p`t); Grande de Louvores (wrt-hzwt); Senhora das Graças (nbt-im3t), Doce do Amor (bnrt-mrwt); Senhora das Duas Terras (nbt-t3wy); Esposa do Grande Rei, sua amada (hmt-niswt-‘3t meryt.f); Grande Esposa do Rei, sua amada (hmt-niswt-wrt meryt.f), Senhora de Todas as Mulheres (hnwt-hmwt-nbwt); e Senhora do Alto e do Baixo Egito (hnwt-Shm’w-mhw).

Tornou-se famosa pelo seu busto, agora no Neues Museum, em Berlim (mostrado à direita). É um dos objectos mais copiados da arte do antigo Egipto. É atribuído ao escultor Tutmés, e foi encontrado na sua oficina. O busto é notável para exemplificar a compreensão dos antigos egípcios tinham a respeito das proporções faciais realistas.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Nefertiti

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

'Queen Nefertiti' The Most Beautiful Face of Egypt (Discovery Channel)


Nefertiti Documental En Español


Nefertiti and the Lost Dynasty








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)