ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Namárië


Namárië é um poema de J. R. R. Tolkien escrito em Quenya, uma língua artificial, e publicado pela primeira vez em O Senhor dos Anéis (no volume The Fellowship of the Ring, livro 2, capítulo "Adeus a Lórien"). Ele tem o subtítulo "Lamento de Galadriel em Lórien", que em Quenya é Altariello nainië Lóriendessë. O poema aparece apenas em um outro livro de Tolkien, The Road Goes Ever On.

A palavra Quenya namárië é uma forma reduzida de á na márië, que significa literalmente "estar bem", uma fórmula élfica usada para cumprimentar e para o adeus.

"Namárië" é o mais longo texto Quenya do O Senhor dos Anéis e também um dos mais longos textos contínuos em Quenya que já foi escrito por Tolkien. Foi reescrito várias vezes pelo autor antes de atingir a forma que foi publicado (veja O Poema abaixo). Muitas versões em Tengwar foram feitas por Tolkien. Uma tradução para o inglês é fornecida no livro.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Namárië

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Namárië (Galadriel's Lament)


J.R.R. Tolkien reciting "Namárië"


Namárië (Galadriel's Lament) + Lyrics








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)