ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Motor assíncrono


Motor assíncrono é um motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, cujo rotor está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação ( a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento). O rotor assíncrono pode ser de dois tipos: -Gaiola de scalice; -E Bobinado.

No caso do rotor "gaiola de esquilo" a magnetização do núcleo se dá pelo escorregamento do campo magnetico ( o campo magnético gira em torno do eixo central do motor) fazendo com que circule uma tensão e uma corrente induzida através das barras da gaiola,que tem suas extremidades unidas por um anel condutor.

Quando os enrolamentos localizados nas ranhuras do estator são sujeitos a uma corrente alternada, gera-se um campo magnético no estator. Por consequência no rotor surge uma força eletromotriz induzida devido ao fluxo magnético variável que atravessa o rotor. Esta f.e.m. induzida dá origem a uma corrente induzida no rotor que tende a opor-se à causa que lhe deu origem, criando assim um movimento giratório no rotor.Motor Síncrono é um equipamento que trabalha com frequência e rotação proporcionais às da rede.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Motor assíncrono

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Motor assíncrono trifásico.


Instalações Elétricas - Aula 07 - Máquinas assíncronas - Motores de indução


motor assíncrono de indução usado como gerador








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)