ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Morteiro


O morteiro é uma boca de fogo de carregar pela boca, destinada a lançar granadas em tiro curvo de curto alcance.

Os atuais morteiros, têm origem nos morteiros de trincheira desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial para serem especialmente usados na guerra de trincheiras. Na década de 1960 foi desenvolvido para o Exército Português um tipo especial de morteiro ultra-ligeiro denominado morteirete.

Atualmente os morteiros são normalmente usados como arma de apoio de infantaria. No entanto, os morteiros pesados são, em alguns casos, usados como arma de artilharia.

O primeiro morteiro moderno só apareceu durante a primeira guerra mundial inventado por Sir Wilfred Stokes em 1915. Foi o morteiro mais utilizado pelas forças aliadas durante a guerra tendo, o exército Britânico, 1.636 unidades em operação no final do conflito. Apesar de simples era altamente eficaz podendo atingir uma cadência de tiro de, até, 25 projéteis por minuto com um alcance de 700/800 metros em ângulo de tiro de 45º à -75º.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Morteiro

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Tiro do Morteiro pesado 120mm


Tiro de Morteiro 60mm (exercito)


Morteiro de "3'' Polegadas - Tiro seco


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)