ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Montante


A montante é um tipo de espada ibérica feita para o uso com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. Foi usada entre os séculos XIV e XVI, sendo mais recorrente entre o Baixo Medievo e o Renascimento (aproximadamente, de 1350 a 1550).

Embora usada como arma principalmente no medievo, a montante tem suas origens na Idade do Bronze, quando era raramente usada para diversos trabalhos domésticos e não em batalhas, em razão do seu peso excessivo. Um primeiro registro da montante aparece na Epopeia de Gilgamesh, antigo poema épico sumério escrito há cerca de 4500 anos.

A montante foi provavelmente a maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. Possui um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. A sua lâmina com dois gumes chegava a medir 1,1 m a 1,5 m de comprimento, e seu peso médio era de 1,5 kg, variando entre 1,2 kg e 1,8 kg nas suas versões mais leves e, nas mais pesadas, chegando a pouco mais de 2 kg. Para contrabalançar o peso da lâmina, a montante dispõe de um pomo maciço no fim do cabo.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Montante

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Figueiredo's 16 Simple Rules for the Montante


Sparring: Montante vs Rapier 1


Matt Galas - HEMA - Montante Solo Drill - 64 Cuts


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)