ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Monopólo magnético


Na física, um monopolo magnético é uma partícula elementar hipotética que se comportaria como um ímã de um único polo. Em termos mais gerais, o monopolo magnético teria carga magnética. O interesse moderno se deve à física de altas energias, principalmente à teoria da grande unificação e à teoria das supercordas, que predizem sua existência.

O monopolo magnético foi primeiramente conjecturado por Pierre Curie em 1894, mas a teoria quântica de uma carga magnética começou em 1931 com um artigo de Paul Dirac. Neste trabalho, Dirac mostrou que a existência de monopolos magnéticos é consistente com as equações de Maxwell somente se as cargas elétricas forem quantizadas, o que é observado. Desde então, diversas buscas foram realizadas.

Experimentos realizados em 1975 e 1982 produziram resultados inicialmente interpretados como evidências da existência de monopolos, mas hoje vistos como inconclusivos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Monopólo magnético

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

¿Que es un Monopolo Magnético?


il Monopolo Magnetico


Monopolos Magnéticos








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)