ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


MESS


MESS (Multiple Emulator Super System) é um emulador para muitos jogos de consoles e sistemas de computador, com base no núcleo do MAME, um emulador de jogos tipo arcade.

A proposta principal do MESS é preservar décadas de história para os consoles e computadores. Enquanto a tecnologia continua a progredir, o MESS evita que os sistemas criados nesse meio-termo (que geralmente possuem uma legião de fãs, como o Mega Drive ou o Super Nintendo) se percam no meio do caminho e por consequência se tornem esquecidos.

O MESS emula desde consoles de mesa e portáteis, computadores e PDAs, xadrez eletrônico e calculadoras científicas.

O projeto se foca sobretudo em exatidão e portabilidade, e embora algumas vezes o MESS não seja o emulador mais rápido para um determinado sistema, os programadores do projeto sempre tentam encontrar as soluções que mais se aproximam da forma com que um determinado software se comportaria no sistema emulado, o que faz dele extremamente útil para o desenvolvimento de software "caseiro"—sobretudo jogos, como por exemplo, para Atari 7800.

A partir da versão 0.125, passou a utilizar uma nova logomarca. Já a versão 0.128 foi uma das que mais melhoraram em termos de otimizações nos drives e novos sitemas compatíveis. A partir da subversão MESS 0.128 3562, seguindo o MAME 0.128u4, passou a ser orientado a objeto, que a princípio teve grande impacto sobre os drivers, fazendo com que alguns ficassem desativados. Este problema fez com que alguns drivers fossem esquecidos, mas os desenvolvedores garantem que em breve todos os drivers voltarão a estar no MESS para uso.

O MESS é atualizado quase mensalmente, seguindo, em geral, as atualizações feitas ao MAME. Cada versão nova geralmente traz grandes melhorias, muitas delas propostas pelos usuários colaboradores do projeto. Como todo projeto open source, qualquer um pode colaborar, seja programando, testando, compartilhando informações sobre os sistemas, ou mesmo relatando problemas em uso normal do emulador, para que outras pessoas corrijam defeitos ou possíveis regressões.

O MESS suporta mais de 300 sistemas únicos de um total de 732 variações de sistemas, e o número de emulações aumenta constantemente. Nem todos estão funcionais: cerca de 180 deles estão desabilitados na versão 0.128, embora, em alguns deles, ainda seja possível rodar jogos e aplicativos normalmente.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de MESS

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Real Friends - Mess


WWE Voiceover - What Happens When You Mess With the Undertaker!


Ed Sheeran - I'm A Mess (x Acoustic Sessions)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)