ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Matis


390 (2010)

Os Matis, autodenominados Mushabo ("os tatuados", de musha, tatuagem + -bo, partícula indicativa de plural) ou Deshan Mikitbo ("gente que está a montante"), são um grupo indígena falante de uma língua Pano que habita o sudoeste do estado brasileiro do Amazonas (mais precisamente, na Terra Indígena Vale do Javari, região do alto Solimões), nas proximidades da fronteira do Brasil com o Peru. O nome "matis" foi dado por não índios a um grupo que se autodenominava matses. Matses é, também, a autodenominação de um outro povo cultural e linguisticamente muito próximo aos Matis: os Matsés ou Mayoruna. Isto porque a palavra significa "ser humano" ou "pessoa", podendo, também, ser utilizada para designar o conjunto de parentes de um indivíduo.

Além dos Matis, outros povos vivem nesse território, como é o caso dos Kanamari e Tsohom Djapá (falantes de línguas da família Katukina), Marubo, Matsés (ou Mayoruna), Kulina Pano e Korubo (cujas línguas pertencem à família Pano). Há, também, a presença de cerca de oito grupos indígenas isolados.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Matis

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Matisse MX - La Misma Luna (Oficial)


Matisse - Por Última Vez


Matisse - Cuando Te Encontré








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)