ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Manvantara


Manvantara, Manuvantara ou idade de Manu (o progenitor da humanidade segundo os Hindus) é um período astronômico de medição do tempo adotado no hinduísmo e na teosofia. "Manuantara", "manu-antara" ou "manvantara" (combinações das palavras manu e antara) significa, literalmente, a duração de Manu, ou a duração de sua vida.

Cada Manvantara é criado e governado por um Manu específico, que, por sua vez, é criado por Brahma, o próprio Criador no seu aspecto positivo. Manu cria o mundo e todas as suas espécies durante esse período de tempo. Cada Manvantara dura a vida de um Manu. Após sua morte, Brahma cria outro Manu para continuar o ciclo de criação ou Shristi. Vishnu, de sua parte, manifesta-se em um novo Avatar, e também um novo Indra e Saptarishis são nomeados.

Eventualmente, se leva 14 Manus e seus respectivos Manvantaras para criar um Kalpa, Aeon, ou um "Dia de Brahma", segundo o Tempo Cícliclo Hindu e também a cronologia védica. Posteriormente, no final de cada Kalpa, há um período - o mesmo Kalpa - de dissolução ou Pralaya, onde o mundo (terra e todas as formas de vida, mas não todo o universo em si) é destruído e está em um estado de repouso, que é chamado de "Noite de Brahma".

Depois que o criador Brahma inicia seu ciclo de criação mais uma vez, em um ciclo infinito de criação seguido de destruição, Shiva, o deus hindu da destruição e da renovação, é invocado para o fim do ciclo.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Manvantara

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Manvantara-Episode 224.mpg


Bliss - Manvantara


Kalpa, Yuga And Manvantara - Divisions Of Time In Hinduism








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)