ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Malpighi


Marcello Malpighi (Crevalcore, 10 de março de 1628 — Roma, 29 de novembro de 1694) foi um médico, anatomista e biólogo italiano. Foi pioneiro na utilização do microscópio, sendo considerado por muitos um dos fundadores da fisiologia comparativa e da anatomia microscópica. Várias estruturas fisiológicas foram nomeadas em sua homenagem, como o corpúsculo de Malpighi (nos rins humanos) e os túbulos de Malpighi (sistema excretor de alguns invertebrados).

Malpighi cresceu na fazenda de seus pais, e aos 17 anos ingressou na Universidade de Bolonha. Lá, começou a estudar filosofia aristoteliana. Quando seu pai, sua mãe e sua avó paterna morreram, Malpighi teve de abandonar seus estudos para cuidar da família. Retornou à universidade dois anos depois, e se formou doutor em medicina em 1653. Casou-se com Francesca Massari, irmã mais nova de seu professor de anatomia, em 1654. Ela morreu um ano depois.

Apesar de conduzir alguns de seus estudos com uso da vivissecção ou dissecação de corpos, seus maiores trabalhos parecem ter sido realizados com o uso do microscópio. Malpighi foi um dos primeiros cientistas a utilizar o aparelho para estudar minúsculas entidades biológicas. Por esse motivo, muitas estruturas anatômicas microscópicas foram nomeadas graças a ele, incluindo uma camada de pele (camada de Malpighi) e dois diferentes corpúsculos de Malpighi: nos rins (também chamado de Corpúsculo renal) e no baço.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Malpighi

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Anel de Malpighi cintamento


"Marcello Malpighi" por Carolina Gomez Oaxaca


Sistema Excretor - Túbulos de malpighi, rins - Morfologia e fisiologia animal - Química








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)