ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Make


No desenvolvimento de software, make é um utilitário que compila automaticamente programas e bibliotecas do arquivo fonte através da leitura de instruções contidas em arquivos denominados Makefiles, que especificam como obter o programa de destino. O make pode decidir por onde começar através de uma ordenação topológica. Ele também é capaz de resolver automaticamente as dependências do programa que se pretende compilar. Apesar de Ambientes Integrados de Desenvolvimento e funcionalidades de compiladores específicos de linguagem também poderem ser utilizados para gerenciar o processo de compilação nos sistemas modernos, o make continua sendo amplamente usado, principalmente em plataformas do tipo Unix.

O ficheiro "Makefile" é constituido por comandos como os seguintes:

foo.o: foo.c foo.h bar.h gcc -o foo.o foo.clogobig.ppm: logo.pov $(POVRAY) logo.pov -k0 -o logobig.ppmO primeiro comando ordena a recompilação do ficheiro foo.o se um dos ficheiros foo.c, foo.h ou bar.h for mais recente que foo.o. Diz-se que foo.o depende de foo.c, foo.h ou bar.h.

O segundo comando estabelece uma dependência de logobig.ppm em relação a logo.pov e ordena a compilação do ficheiro logobig.ppm através do programa POV-Ray.

Os ficheiros Makefile são utilizados para compilar programas, mas podem ser utilizados em qualquer situação em que alguns ficheiros são produzidos a partir de outros através de programa que podem ser executados a partir da linha de comandos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Make

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

How to Make an Air Pump


How to make a PRISON Weapon


How to Make DIY Slime Stress Balls








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)