ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Lydia Litvyak


Lydia Vladimirovna Litvyak, (Лидия Владимировна Литвяк, Moscovo, 18 de agosto de 1921 — Volgogrado, 1 de agosto de 1943) foi uma aviadora de caças da soviética, ás da aviação na Segunda Guerra Mundial, conhecida como "Rosa de Stalingrado", Com doze vitórias, foi uma das duas ases de combate mulheres, junto com Kátia Budánova.

Nascida em Moscou, esteve relacionada com a aviação desde a juventude. Com 14 anos entrou em um clube de aviação, e um ano mais tarde realizou seu primeiro voo. Ao final da década de 1930 recebeu a licença de instrutor de voo. Depois do ataque a União Soviética em junho de 1941, Litviak tentou unir-se a uma unidade aérea militar, mas foi recusada pela sua falta de experiência. Após adulterar seu histórico de voo pré - guerra para 100 horas, uniu-se ao 586º Regimento de Caças (586 IAP) composto unicamente por mulheres e criado por Marina Raskova. Ali, Litviak realizou treinamentos a bordo de um Yakolev Yak-1.

Os primeiros combates ocorreram no verão de 1942 sobre Sarátov. Em setembro, Litviak foi designada, junto com outras mulheres, ao (437 IAP) para lutar sobre o céu de Stalingrado. Voando em um Lavochkin La-5, em 13 de setembro de 1942 abateu seu primeiro avião, um Junkers Ju - 88, e um caça. Nos meses que sucederam, abateu vários aparelhos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Lydia Litvyak

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

The story of Lydia Litvyak


Last flight of Lydia Litvyak, Soviet Union's woman air ace


White Rose of Stalingrad - Corrected version








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)