ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Lua nova


Lua nova refere-se à fase em que a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, estando, portanto, em conjunção com o Sol (se observada a partir da Terra). Nessa altura, a face não iluminada da Lua está virada quase diretamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.

O sentido original da expressão lua nova refere-se ao primeiro crescente visível da Lua após a conjunção com o Sol. Este tem lugar no horizonte ocidental num breve período entre o pôr do sol e o pôr da lua, de modo que tempo exacto e até mesmo a data da lua nova, por esta definição, vão ser influenciados pela localização geográfica do observador. A lua nova astronómica, ocorre no momento da conjunção em longitude eclíptica com o Sol, quando a Lua é invisível a partir da Terra. Este momento é único e é independente da localização, e sob certas circunstâncias pode coincidir com um eclipse solar.

A lua nova no seu sentido original marca o início do mês em calendários lunares, tais como o calendário muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o calendário judaico, o calendário hindu e o calendário budista.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Lua nova

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Crepúsculo 2 Lua Nova - assistir filme completo dublado em portugues


crepúsculo (lua nova)


A MÁGICA LUA NOVA DE ESCORPIÃO!








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)