ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Lonomia


Taturana, também conhecida como tatarana (do tupi tata = "fogo" e rana = "semelhante"), marandová ou maranduvá, embira, lagarta-de-fogo, bicho-que-queima, bicho cabeludo ou mondrová, é o estágio larval (lagarta) de alguns insetos da ordem lepidoptera, comumente conhecidos como Mmariposas.

Estas taturanas possuem pilosidades com propriedades urticantes e por vezes são potencialmente perigosas. Algumas espécies são letais, como a Lonomia obliqua, denominadas "taturanas assassinas", que podem provocar hemorragia, insuficiência renal e até levar à morte. Nativas das matas da Região Sul do Brasil, ocorreram mais de mil casos de acidentes com lagartas do gênero Lonomia, alguns destes resultando em morte. Seu primeiro ataque registrado foi em 1989. Desde então, registrou-se cerca de 300 casos de mortes ou acidentes somente na cidade gaúcha de Passo Fundo.

Depois da metamorfose para mariposa, acasalam durante dez horas e a fêmea morre em oito dias , o macho, em seis, sendo que na fase adulta não se alimentam mais.

Pesquisas da ESALQ indicam que a proliferação destas deve-se ao fato de vários predadores naturais terem desaparecido com a devastação do ambiente natural. Desta forma, as taturanas, que antes alimentavam-se das folhas da aroeira e do cedro, passaram a alimentar-se das folhas de árvores dos pomares, diminuindo assim a distância do habitat humano.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Lonomia

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Lonomia electra (Taturana) assasin caterpillar


Lonomia Obliqua -- The World's Deadliest Caterpillar


CUIDADO COM A LAGARTA LONOMIA - TV SAÚDE








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)