ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


LDAP


Lightweight Directory Access Protocol, ou LDAP, é um protocolo de aplicação aberto, livre de fornecedor e padrão de indústria para acessar e manter serviços de informação de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP). Serviços de diretório desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicações intranet e Internet permitindo o compartilhamento de informações sobre usuários, sistemas, redes, serviços e aplicações através da rede. Como exemplos, serviços de diretório podem fornecer qualquer conjunto de registros organizado, geralmente com uma estrutura hierárquica, como um diretório de e-mail corporativo. Da mesma forma, uma lista telefônica (diretório de telefones) é uma lista de assinantes com um endereço e um número de telefone. Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores. O LDAP foi criado como uma alternativa ao muito mais incômodo Directory Access Protocol (DAP).

O LDAP é especificado em uma série de publicações de Sequência de Padronização do Internet Engineering Task Force (IETF) chamadas Request for Comments (RFCs), usando a linguagem de descrição ASN.1. A última especificação é a Versão 3, publicada como RFC 4511. Por exemplo, aqui está uma pesquisa LDAP traduzida em Português puro: "Procure no diretório de e-mails da companhia por todas as pessoas localizadas em Belém cujos nomes contêm "João" que possuem um endereço de e-mail. Por favor, retorne seus nomes completos, e-mail, título e descrição."

Uma utilização comum do LDAP é fornecer um "logon único" onde uma senha para um usuário é compartilhada entre muitos serviços, como a aplicação de um código de login da companhia para páginas web (de forma que a equipe loga apenas uma vez aos computadores da companhia e então são automaticamente logadas na intranet da companhia).

O LDAP é baseado em um subconjunto mais simples dos padrões contidos dentro do padrão X.500. Devido a este relacionamento, o LDAP é às vezes chamado X.500-lite.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de LDAP

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

What is LDAP?


linux Interview Question: What is ldap / How LDAP works


Ethical Hacking Tutorials - 50 - What is LDAP ?


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)