ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Largo al factotum


"Largo al factotum" (Abra caminho para o factotum) é uma ária de O Barbeiro de Sevilha de Gioachino Rossini, cantada na primeira entrada da personagem-título; os repetidos "Fígaro"s antes da última seção sé um ícone na cultura popular no canto lírico. O termo "factotum" refere-se a um servente geral e vem do latim, que significa literalmente "faz-tudo".

Devido à constante cantoria de tercinas em compasso 6/8 em um tempo allegro vivace, a peça é frequentemente notada como uma das mais difíceis árias para barítono de se realizar. Isso, juntamente com a natureza trava-língua da alguns versos e a insistência nos superlativos italianos (sempre terminados em "-issimo"), fez dela uma pièce de résistance, onde um barítono habilidoso tem a chance de destacar todas as suas qualidades.

A abertura da ópera e "Largo al factotum" têm sido parodiadas famosamente em desenhos animados estrelando Pica-Pau (The Barber of Seville), Pernalonga (Rabbit of Seville e Long-Haired Hare), Gaguinho e Patolino (You Ought to Be in Pictures), Frajola (Back Alley Oproar), Tom e Jerry (The Cat Above and the Mouse Below), como também no Magical Maestro de Tex Avery, no One Froggy Evening da Warner Bros. e em Uma Babá Quase Perfeita da 20th Century Fox.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Largo al factotum

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Il barbiere di siviglia "Largo al factotum"


Largo al Factotum Thomas Hampson (Lyrics in Italian)


John Rawnsley - Largo al factotum - Il barbiere di Siviglia








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)