ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Kurupi


Kurupi é um deus mitológico guarani, filho de Tau e Kerana. "Curupira-amarelo", "taiutú-perê", "micuim-cambá", são sinônimos para este homúnculo que habita as florestas densas e que, em noites de lua cheia atormenta a vida dos índios e animais.

Pequeno, de coloração amarelo-pálida, olhos negros (sem pupilas), dentes pontiagudos; movimenta-se através de saltos e é muito rápido. Alimenta-se de filhotes de animais recém-nascidos e fezes de cotia, e na mata é reconhecido por seus gritos e gargalhadas malévolos, principalmente de madrugada. Um importante e curioso atributo físico deste pequeno ser encantado consiste em seu falo - que, em forma de espiral, gira no entorno do seu abdômem (vide foto).

Muito sagaz e ativo, é temido e respeitado pela comunidade ribeirinha, pois costuma perseguir e violentar índios (homens) e caçadores perdidos na floresta, assim como índias virgens (muito raramente), sendo que, se isto ocorrer em noites de lua nova, segundo a crença, será concebido um ser híbrido, pequenino e atrevido.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Kurupi

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

KURUPI (PARAGUAY)


Kurupi de Misiones


Aparicion del kurupi en brasil!!!








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)