ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Kanara


Kanara, também conhecido como Kanadbak, foi um nobre sassânida que exerceu a função de chanaranges durante o reinado de Cosroes II (r. 590–628) e vários de seus sucessores, inclusive Izdegerdes III (r. 632–651), o último rei sassânida. Em 632, fez parte dos oficiais que derrubaram o xá Cosroes II em detrimento de seu filho Cavades II. Quando da invasão árabe da Pérsia, Kanara participou na decisiva derrota sassânida em Cadésia. Mais tarde, em 652, aceitou tornar-se vassalos dos árabes em troca do direito de manter seus domínios na antiga província de Abarxar, no Coração. Ele aliou-se com Abdulá ibne Aamir para suprimir uma revolta karenida em Nixapur liderada por Burzin Xá e Sawar Karin.

Kanara é mencionado pela primeira vez em 628, como um dos conspiradores que derrubaram Cosroes II. Após a queda de Cosroes II, seu filho Cavades II coroou-se como xá do Império Sassânida. Em 632, após um período de golpes e revoltas, Izdegerdes III foi coroado como rei em Estachar. Um ano depois, os árabes muçulmanos invadem a Pérsia, e por 636 fizeram campanha em Cadésia, uma cidade próxima de Ctesifonte, a capital sassânida. O aspabedes sassânida, Rostam Farrokhzad, então organizou um contra-ataque e preparou um exército que incluía, dentre tantos oficiais, Kanara e seu filho Xariar (Shahriyar) bin Kanara. Durante a batalha, o exército sassânida foi derrotado e Xariar e alguns outros oficiais foram morto.

Kanara então fugiu para seus domínios em Abarxar, e é mencionado mais tarde, em 652, quando Abdulá ibne Aamir invadiu o Coração e fez um trato com ele. No trato, Kanara concordou em pagar tributo para os árabes enquanto ainda permanecesse no controle de seu território em Tus. Contudo, os karenidas de Nixapur sob Burzin Xá e Sawar Karin estavam ameaçando Kanara e Abdulá, e reclamaram o território no Coração que esteve certa vez sob controle deles. Com a promessa de reaver seus territórios perdidos, Kanara concordou em ajudar Abdulá a capturar Nixapur dos rebeldes karenidas. Abdulá e Kanara começaram a pilhar as áreas em torno de Nixapur, e lutaram fortemente para capturar a cidade.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Kanara

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Θα ζήσω ελέυθερο πουλί - Χρηστάκης


Ganja Rocks - Luv story


karderina kanara sakis.kostas








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)