ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Johnson Wax Building


Johnson Wax Building, também conhecido como Johnson Wax Headquarters, é a sede mundial da administração da S.C. Johnson & Son, Inc. em Racine, Wisconsin. O edifício foi projetado entre 1936 e 1939 pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright, contratado pelo presidente da companhia, Herbert F. Johnson. Em 1976 foi tombado pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos recebendo a designação Administration Building and Research Tower, S.C. Johnson and Son.

Um exemplo de projeto aerodinâmico, o edifício da administração da Cera Johnson, tem mais de duzentos tipos de tijolos vermelhos curvados revestindo o exterior e o interior do edifício, e tubulações de vidro Pyrex pendentes do teto e clerestórios, que são as carreiras de janelas perto do forro, para deixar entrar luz filtrada. As cores que Frank Lloyd Wright escolheu para o edifício da cera de Johnson são creme para as colunas e relevos e vermelho Cherokee, um tom levemente acastanhado de vermelho para os assoalhos, tijolos, e mobília. A mobília, igualmente projetada pelo arquiteto, e produzida por Steelcase Inc., reproduz as linhas curvas do edifício.

A entrado no edifício é atingida ao passar-se por baixo da alta torre de pesquisas da cera Johnson de 14 histórias, construída entre 1944 e 1951, e através de uma área de estacionamento de pouca altura, o qual é amparado por colunas de concreto armado dendriformes, ou seja, que lembram o formato de árvores. O teto da área de estacionamento cria um efeito de compressão de espaço, e as colunas dendriformes são reproduzidas dentro do edifício, onde se elevam à altura de dois andares, suportando a estrutura do forro. Esta elevação em altura repentina ao entrar-se no edificio resulta na sensação de grande amplitude de espaço. Compressão e liberação de espaço eram conceitos que Wright usava em muitos de seus projetos, incluindo a sala de jogos em sua residência e estúdio de Oak Park, no Unity Temple em Oak Park, Illinois, no Solomon R. Guggenheim Museum em New York City, e em muitos outros. A maior área em volume espacial no Johnson Wax Building é o grande Workroom, como Wright o chamava. Esta área aberta não tem nenhuma parede interna e foi planejada para as secretárias da companhia, enquanto um mezanino alojava os administradores.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Johnson Wax Building

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Architecture 07 of 23 Frank Lloyd Wright Johnson Wax Administrative Building


Johnson Wax Building


Frank Lloyd Wright Johnson Wax Building








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)