ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Jean Marie Balestre


Jean-Marie Balestre (Saint-Rémy-de-Provence, 9 de abril de 1921 — Saint-Cloud, 27 de março de 2008 ) foi um dirigente esportivo francês. As atividades de Balestre durante a Segunda Guerra Mundial nunca foram esclarecidas. Embora haja notícias de que teria sido membro da SS francesa, Balestre sempre alegou que trabalhava para a resistência, contra os nazistas. Em razão disso, recebeu, ao final da década de 60, a Legião de Honra do governo francês. Fundou um jornal de automobilismo e em 1952 fundou a Federação Francesa de Automobilismo. Foi presidente da Federação Internacional de Automobilismo Esportivo (Fédération Internationale du Sport Automobile, FISA) de 1978 a 1991 e da Federação Internacional do Automóvel (Fédération Internationale de lAutomobile, FIA) de 1986 a 1993.

Jean-Marie Balestre era um dirigente extremamente autoritário e ficou famoso pelo episódio envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de 1989. O episódio teve início em 22 de outubro do referido ano. O Grande Prêmio do Japão disputado no tradicional circuito de Suzuka, com Senna e Prost brigando pelo título e Senna precisava vencer pra levar a decisão para a última etapa, o Grande Prêmio da Austrália. Nas voltas finais da corrida - restando cerca de 5 ou 6 -, Senna força a ultrapassagem por dentro da chicane onde fica a antepenúltima curva antes da reta dos boxes. Prost, percebendo a manobra de Senna, joga propositalmente seu carro em cima dele. Os dois batem e ficam parados na chicane. Prost sai do carro, mas Senna insiste em continuar. Dez fiscais de prova ajudam Senna a voltar, empurrando o carro pra trás, e depois pra frente, na direção da chicane. Ness momento inicia a polêmica, Senna volta à pista pela escapatória, o que seria proibido por se tratar de um atalho, mas o regulamento não deixava isso tão claro, pois não especificava exatamente em quais condições. O carro de Senna estava em uma posição que impossibilitaria a passagem dos outros pilotos por aquele trecho. No final, Senna vence a corrida mas nos bastidores é desclassificado, e o título acaba ficando com Prost, conterrâneo de Balestre. O que se seguiu foi uma série de acusações pra todos os lados. O que se comentava na imprensa brasileira na época era que Balestre queria dar o campeonato para seu conterrâneo Alain Prost e simultaneamente, dar um golpe fatal na carreira de Ayrton Senna, que acusava veementemente a FIA, então comandada por Balestre de manipular o campeonato. Ron Dennis, então chefe da Mclaren, declarou numa entrevista que estaria disposto a entrar na justiça comum, se fosse necessário, para tentar reaver a vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Japão. Balestre, então, ficou tão indignado que aplicou uma punição de seis meses com sursis a Ayrton Senna e ameaçou até a tirar a equipe Mclaren da Fórmula 1, caso não houvesse uma retratação pública de Ayrton Senna e Ron Dennis perante à imprensa.

Apesar da referida polémica, Balestre priorizou sempre a segurança dos pilotos. O seu sucessor, Max Mosley, modificou abruptamente várias regras em 1994, entre as quais o fim da suspensão ativa e do controlo de tração. Esse ano foi fértil em acidentes, nomeadamente o que causou a morte de Senna no GP San Marino, atingido por um braço da suspensão dianteira, embora tal nunca tenha sido dado como certo.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Jean Marie Balestre

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

SENNA - Exclusive Clip ('91 German Grand Prix)


Nelson Piquet making fun of Jean-Marie Balestre


Lauda and Piquet making fun with FIA-Boss Jean-Marie Balestre Formula 1 rare footage








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)