ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Ivy mike


Ivy Mike foi o nome de código dado ao primeiro teste bem sucedido de um artefato de fusão nuclear realizado pelos Estados Unidos, no qual a maior parte do explosivo usado foi produzido por esta própria fusão.

Ele foi detonado às 07:15 de 1 de novembro de 1952, no atol de Enewetak, no Oceano Pacífico, como parte da Operação Ivy, oitava série de testes nucleares norte-americanos, destinados a melhorar a capacidade das armas nucleares dos Estados Unidos como resposta ao programa nuclear soviético, na época da Guerra Fria. O dispositivo foi o primeiro teste completo de uma bomba de fusão em estágios, desenhada pelos cientistas Edward Teller e Stanisław Ulam, e é geralmente considerado como o primeiro teste de uma bomba de hidrogênio.

Cerca de 9.350 militares e 2.300 civis estiveram envolvidos na operação. O artefato era um cilindro de 82 toneladas colocado dentro de uma construção de alumínio, erguida na pequena ilha de Elugelab, uma das ilhas do atol, e produziu uma explosão de 10,4 megatons, (equivalente a 10,4 milhões de toneladas de TNT). A bola de fogo se espalhou por 5 km de comprimento em sua base e a nuvem de cogumelo subiu a uma altitude de quase 20 km em menos de 90 segundos, se estabilizando depois a 40 km de altura com uma largura no topo da nuvem de cerca de 160 km.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Ivy mike

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

IVY-MIKE -- FIRST HYDROGEN BOMB TEST


Operation Ivy - Mike First Hydrogen Bomb


Nuclear Bomb - First H Bomb test


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)