ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Internet explorer


Internet Explorer[nota 1] (anteriormente Microsoft Internet Explorer[nota 2] e Windows Internet Explorer[nota 3], e comumente abreviado como IE ou MSIE) é uma série de navegadores web gráficos desenvolvidos pela Microsoft e inclusos como parte da linha de sistemas operacionais Microsoft Windows, iniciado em 1995. Ele foi lançado inicialmente como parte do pacote de complementos Plus! para Windows 95 no mesmo ano. As versões posteriores foram disponibilizadas como downloads gratuitos, ou em service packs, e foi incluído nos serviços de lançamentos para Original Equipment Manufacturer (OEM) do Windows 95 e em versões posteriores do Windows.

O Internet Explorer foi um dos navegadores web mais usados do mundo, obtendo um pico de cerca de 95% da fatia de uso entre 2002 e 2003.Isso ocorreu após ele conseguir vencer a primeira guerra dos navegadores contra o Netscape Navigator, que foi o navegador dominante durante a década de 1990. Sua fatia de uso foi diminuindo com o lançamento do Firefox (2004) e do Google Chrome (2008), e com a popularidade de sistemas operacionais como o OS X, o Linux, o iOS e o Android, que não rodam o Internet Explorer nativamente. As estatísticas no geral para a fatia de mercado do Internet Explorer vão de 17.11% até 51.59% ou pelos números da StatCounter é o 3º do ranking, logo depois do Firefox (ou até menos do que 10,3% quando se contam todas as plataformas, logo após o Safari), desde setembro de 2015 (a quota de mercado dos navegadores é notoriamente difícil de se calcular). A Microsoft gastou cerca de 100 milhões de dólares por ano no Internet Explorer no final da década de 1990, com mais de 1000 pessoas trabalhando nele em 1999.

Versões do Internet Explorer para outros sistemas operacionais foram produzidas, incluindo uma versão para o Xbox 360 chamada de Internet Explorer for Xbox e uma versão incorporada para OEMs chamada de Pocket Internet Explorer, posteriormente renomeada como Internet Explorer Mobile, feito para Windows Phone, Windows CE, e anteriormente, baseado no Internet Explorer 7 para Windows Mobile. Ele permaneceram em desenvolvimento juntamente com as versões para desktop. O Internet Explorer for Mac e o Internet Explorer for UNIX (Solaris e HP-UX) foram descontinados.

Em 17 de março de 2015, a Microsoft anunciou que o Microsoft Edge substituirá o Internet Explorer como navegador padrão em seus dispositivos com Windows 10. Isso efetivamente torna o Internet Explorer 11 a última versão. O Internet Explorer irá, no entanto, permanecer em algumas versões do Windows 10, principalmente para fins corporativos. Desde 12 de janeiro de 2016, apenas a versão mais recente do Internet Explorer em cada sistema operacional é suportada. O suporte varia de acordo com as capacidades técnicas do sistema operacional e do ciclo de vida do suporte.

O navegador foi examinado durante todo o seu desenvolvimento por uso de tecnologia de terceiros (como o código fonte do Spyglass Mosaic, usado sem o pagamento de royalties nas primeiras versões) e vulnerabilidades de segurança e de privacidade, e os Estados Unidos e a União Europeia alegaram que a integração do Internet Explorer com o Windows foi em detrimento da justa competição entre os navegadores.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Internet explorer

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

How To Uninstall Internet Explorer


How to repair Internet Explorer


Child of the 90s | Internet Explorer








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)