ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Interlegis


O Intelegis é um programa do Estado Brasileiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e administrado pelo Senado Federal do Brasil. Tem por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis Municipal, Estadual e Federal. Ele surgiu em 1997 no órgão de Processamento de Dados do Senado - Prodasen, a partir do projeto de doutorado de Armando Roberto Cerchi Nascimento, funcionário daquele órgão. Em 1999 o Governo Brasileiro assinou o contrato, estabelecendo a parceria entre o Senado e o BID, dando início ao Programa Interlegis, que foi dividido em 3 fases: e-Parlamento (tecnologia dentro do parlamento), e-Governo (automação dos processos e disponibilização de serviços na rede para o cidadão) e e-Democracia (participação cidadã no processo legislativo).

Na prática, o Programa Interlegis busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das Casas Legislativas e promover a participação cidadã nos processos legislativos, preparando os parlamentos brasileiros para Democracia Participativa ou e-Democracia. Ele atua com base em quatro pilares: Capacitação, Comunicação, Informação e Tecnologia.

Na área de tecnologia, o Programa Interlegis desenvolve sistemas para o poder legislativo, liberado-os como software livre sob a licença GPL, e que são desenvolvidos em conjunto com comunidades de usuários e cidadãos interessados, apoiados pelo ambiente Colab. Dentre os principais sistemas se destacam:

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Interlegis

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Interlegis


Por Dentro do Senado - ILB/Interlegis


Programa Interlegis realiza mais um curso legislativo - Interlegis Piauí








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)